ENSINO

Atualmente o NPJ sedia as atividades do estágio supervisionado obrigatório (Estágio 2) às terças, quartas e quintas-feiras.

Semestralmente, recebe cerca de 100 (cem) estudantes regularmente matriculados em suas 10 (dez) turmas de estágio, sob supervisão acadêmica de docentes da Faculdade de Direito e supervisão direta de advogados voluntários.

O estágio no NPJ tornou-se uma oportunidade única de interação entre a pesquisa, o ensino e a extensão no campo das diferentes práticas jurídicas que podem ser estabelecidas.

 


EXTENSÃO

A vocação extensionista do NPJ é notória na localidade, com desenvolvimento de ações de extensão desde a década de 1980.

Atualmente, os Projetos de Extensão e Ação Contínua (PEACs) abaixo realizam atividades no NPJ.

 

ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA POPULAR ROBERTO LYRA FILHO

Coordenação: Prof. Dr. José Geraldo de Sousa Junior (FD/UnB)

Formalizado em 2012 como projeto de extensão na Faculdade de Direito da UnB, é composto por estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos da UnB e de outras faculdades do Distrito Federal, e atua na promoção de educação popular em direitos humanos e de assessoramento jurídico a comunidades e a movimentos sociais no DF.

Saiba mais: https://www.facebook.com/ajuplyrafilho/

http://ajuprobertolyrafilho.blogspot.com/ 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

DEFENSORAS E DEFENSORES POPULARES DO DISTRITO FEDERAL

Coordenação: Profa. Dra. Talita Tatiana Dias Rampin (FD/UnB)

Concebido em 2019 pela Defensoria Pública do Distrito Federal, por meio de sua Escola de Assistência Jurídica e Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, e desenvolvido em parceria com a Faculdade de Direito da UnB. Tendo como enfoque a capacitação de lideranças comunitárias e pessoas pertencentes a grupos vulneráveis, o projeto oferecerá, anualmente, curso abrangendo diferentes temáticas relacionadas ao direito e aos direitos humanos. A primeira turma de defensoras e defensores populares foi capacitada no mês de outubro de 2019, havendo a previsão de novas edições do curso.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Saiba mais: http://www.defensoria.df.gov.br/

 

DIREITOS HUMANOS E GÊNERO: CAPACITAÇÃO EM NOÇÕES DE DIREITO E CIDADANIA - PROMOTORAS LEGAIS POPULARES - PLP

Coordenação: Profa. Dra. Talita Tatiana Dias Rampin (FD/UnB)

O projeto está em seu décimo quinto ano de realização, desde uma perspectiva crítica e nos marcos de O Direito Achado na Rua, e oferece anualmente curso para capacitação de mulheres em noções de direito, gênero e cidadania, articulando teoria e prática para os direitos humanos, atuando na defesa e promoção dos direitos das mulheres e promovendo uma formação crítica e humanística, a partir da práxis social. Atualmente, o projeto oferece dois cursos, sendo um em Ceilândia e outro em Águas Lindas de Goiás, em parceria com o Instituto Técnico de Goiás.

Saiba mais: http://plpunb.blogspot.com

Contato PLPs Águas Lindas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contato PLPs Ceilândia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

MARIA DA PENHA: PROTEÇÃO E ATENÇÃO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM CEILÂNCIA/DF

Coordenação: Profa. Dra. Ela Wiecko Volkmer de Castilho (FD/UnB)

O projeto fornece de forma ininterrupta, desde 2007, atendimento direto (jurídico e psicológico), gratuito e multidisciplinar às mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Ceilândia, ao tempo em que promove a formação transversalizada de suas e seus integrantes em gênero, direitos humanos e políticas públicas de enfrentamento à violência.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

VEZ E VOZ: EDUCAÇÃO POPULAR NA PREVENÇÃO E NO ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS NO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO

Coordenação: Prof. Dr. José Geraldo de Sousa Junior (FD/UnB)

O projeto consiste em uma ação pedagógica desenvolvida desde 2013 nas escolas de ensino básico do Distrito Federal e Entorno, baseada no modelo Paulo freiriano de educação, para prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Saiba mais: http://vez-e-voz.blogspot.com/

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.