A internacionalização na área do Direito possui natureza multidisciplinar. Integra graduação e pós-graduação, com ações de ensino, pesquisa e extensão, nacionais e internacionais, nas quais a Faculdade de Direito da Universidade de Brasília busca parcerias com universidades, institutos e grupos de pesquisa, entidades estatais e da sociedade civil. 

 

São ações fomentadas por editais de pesquisa das agências de financiamento, como a CAPES, o CNPq, a FAP-DF, entre outros, além da própria Universidade de Brasília que, por meio de editais específicos (mobilidade, apoio a eventos, bolsas de pesquisa etc.), promove a internacionalização com o apoio da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT).

 

Essas ações almejam, sempre que possível, a realização de intercâmbios, de mobilidade, missões de trabalho, bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de congressos, workshops e outros eventos. São ações previstas em projetos de pesquisa e/ou projetos de extensão e/ou acordos/convênios/contratos entre as instituições, que buscam fornecer o suporte institucional tanto para o envio dos nossos discentes e docentes às instituições parceiras, como para a recepção de discentes e docentes de outras instituições, nacionais ou internacionais. 

Os grupos de pesquisa e de extensão são essenciais nesse processo de internacionalização. Os seus projetos são institucionalizados e submetidos às agências de fomento. Com o apoio dos professores, dos seus projetos de pesquisa e de extensão, parcerias nacionais e internacionais são promovidas e as ações de internacionalização são projetadas para serem executadas tanto na graduação como no programa de pós-graduação. 

 

Para saber mais sobre as ações de internacionalização que estão em curso na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília é preciso conhecer os espaços nos quais elas ocorrem, como os grupos e os projetos de pesquisa; os programas, projetos e ações de extensão. É importante, também, atentar-se aos editais disponíveis, como os de mobilidade, fomento de pesquisa e de extensão, entre outros. De modo geral, essas ações normalmente são divulgadas nos endereços eletrônicos das agências de fomento e, quando dizem respeito a editais internos, pela própria Universidade, pela Secretaria de Graduação, pelo Programa de Pós-Graduação e pelos docentes responsáveis pelos grupos de pesquisa, projetos de pesquisa e de extensão em curso na Faculdade de Direito.

 

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNB

 

ASSESSORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS - INT

 

EDITAIS MOBILIDADE INTERNACIONAL INT

 

EDITAL AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTO GRADUAÇÃO

 

EDITAL AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTO PÓS-GRADUAÇÃO

 

GRUPOS DE PESQUISA FD/UNB

 

PROJETOS DE EXTENSÃO FD/UNB